BUSCAPE E BONDFARO

terça-feira, 5 de julho de 2011

Canjica de milho verde


Ingredientes: 25 espigas de milho verde
1 ½ xícara de água
3 cocos
Sal a gosto
1 xícara de açúcar
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo: Descasque as espigas de milho e, com uma faca afiada corte os grãos rentes ao sabugo.
No copo do liquidificador, coloque os grãos aos poucos e, juntando a água devagar, triture ate obter um purê.
Passe o purê em uma peneira para eliminar as casquinhas, em seguida coloque a massa peneirada  em um pano fino e esprema bem; coloque o caldo obtido em uma travessa grande e deixe descansar ate a massa de milho se separar do liquido.
Quebre os cocos, descasque , rale, esprema a polpa ralada em um pano fino para retirar o leite grosso e reserve em uma tigela .
Retire o liquido que se separou da massa de milho, junte ao coco ralado e esprema novamente para retirar o leite ralo, reserve em outra tigela.
Em uma panela grande, misture a massa de milho com metade do leite ralo, leve ao fogo brando e cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau.
Junte ao leite ralo restante devagar, sem parar de mexer, ate a mistura começar a abrir bolhas , acrescente o leite grosso e continue mexendo ate a mistura ficar espessa.
Tempere com um pouco de sal, acrescente açúcar, misture bem e tire do fogo.
Coloque a canjica numa forma de 20 cm de diâmetro, deixe esfriar completamente, desenforne em um prato de servi, polvilhe com canela e leve à mesa.


“Melhor canjica que comi foi no Sitio do Conde BAHIA na barraca do GIL. O mais engraçado dessa receita foi que ele foi falando como fazia e eu fui gravando no celular e agora estou postando pra vocês”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário